[ad_1]

Uma plataforma, criada por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mapeia os casos de Covid-19 em Porto Alegre por unidades de saúde.

Na ferramenta, é possível acompanhar os números de leitos disponíveis de UTI e enfermaria, com base em dados disponibilizados pela prefeitura da Capital e mostra também os números de leitos disponíveis de UTI e enfermaria.

Os dados podem ser consultados no site ou por aplicativo.

Na noite de quinta-feira (16), por exemplo, a ferramenta mostrava que a taxa de ocupação das UTIs da Capital era de cerca de 68%. Dos 560 leitos operantes, 383 estavam ocupados, e destes, 39 eram de pacientes de coronavírus.

Além disso, o mapa evidencia que a maior parte dos pacientes internados está concentrada nos hospitais Moinhos de Vento, Clínicas, Santa Casa e Conceição.

Uma das desenvolvedoras, a professora Márcia Barbian, explica que o mapa é atualizado diariamente com o boletim epidemiológico da prefeitura, assim há o número específico de cada dia, idade, sexo e unidade de notificação dos pacientes.

Além disso, a plataforma mostra o número de pacientes que já se recuperaram do coronavírus.

“É para entender melhor o processo, como está funcionando o espalhamento da doença na cidade. A parte de leitos é interessante para saber a disponibilidade”, destaca Márcia

A professora ressalta que os dados mostram onde estão concentrados os atendimentos e internações, e não de onde veio o paciente.

“Mostra onde estão buscando o atendimento. Não temos a localização do indivíduo. Pois ele pode ser de um bairro da região sul de Porto Alegre e ter ido buscar atendimento em outro hospital, de outra zona.”

A professora lembra que os hospitais da Capital atendem também pacientes vindos de outras cidades.

“Espero que esse tipo de informação faça as pessoas entenderem como a doença é grave. A importância de se cuidar, de se higienizar. Sempre lembrando que os hospitais de Porto Alegre são referência e atendem várias outras cidades, não pensar que os hospitais atendem pacientes só de Porto Alegre, mas de cidades de fora também.”

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

[ad_2]

Source link