[ad_1]

O motivo é a redução da demanda ao sistema. Foto: Ascom Niterói

Em Niterói, a única base de testagem do coronavírus no formato drive thru será na saída do túnel Charitas-Cafubá a partir de 30 de julho. O motivo é a redução da demanda ao sistema, segundo revelou o prefeito Rodrigo Neves (PDT) na noite desta segunda-feira (27).

Policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do programa Médico de Família ao redor da cidade vão continuar realizando os testes PCR e testagens rápidas. “Estamos chegando a quase 70 mil testes nas unidades de saúde e sistema de drive thru. É a maior proporção de testes em cidade do Brasil”, esclareceu Neves.

A testagem no sistema drive thru, por meio do aplicativo Dados do Bem, vem ocorrendo, ao longo dos meses, em outros três pontos da cidade: Cafubá, São Francisco e Caminho Niemeyer.

Os testes são feitos em pessoas com sintomas leves, de acordo com o protocolo desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde, Universidade Federal Fluminense e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e tem o objetivo de identificar, isolar e monitorar o maior número de pessoas confirmadas com a Covid-19 para diminuir a proliferação do vírus.

Boletim

Niterói já notificou 8.318 casos do novo coronavírus até esta segunda-feira (27). A informação é da Prefeitura. Apesar desse cenário, já foram registradas 7.848 recuperações. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram computados 285 óbitos por complicações da doença.

Segundo o boletim epidemiológico atualizado, 78 pacientes permanecem hospitalizados e 107 pessoas que testaram positivo para o coronavírus ainda cumprem o isolamento domiciliar, sendo acompanhadas pela pasta de Saúde, através do programa de rastreamento e orientação de infectados.

Atualmente o município tem ocupação de 25% dos leitos públicos e privados destinados aos casos da Covid-19, conforme revelou o Gabinete de Crise.

“Não estamos observando aumento dos casos ativos, nem da taxa de ocupação dos leitos. Ao contrário, os números vêm reduzindo, mesmo com o início do Plano de Transição Gradual, no dia 21 de maio”, ressaltou o prefeito Rodrigo Neves (PDT), durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Maricá

Maricá registra, até esta segunda-feira (27), 2.149 casos confirmados
de Covid-19, com 81 óbitos e 1.902 pacientes curados da doença. Os óbitos
deste boletim são de três homens de 52, 57 e 75 anos que moravam em
Inoã, Itaipuaçu e Itapeba, respectivamente. A 81ª morte confirmada em
Maricá é de uma mulher de 90 anos que residia em Ponta Negra.

Atividades esportivas em Niterói

A partir de quarta-feira (29), poderão ser retomadas atividades como a prática de canoa havaiana, futevôlei, voo solo de parapente e o vôlei de praia, com critérios de funcionamento e protocolos já orientados com as diversas instituições que representam esses segmentos na cidade.

A partir de agosto também serão retomadas as aulas coletivas, com conjunto de protocolos que já foram definidos anteriormente. Essas medidas também foram anunciadas pelo prefeito, nesta segunda-feira (27).

“É imprescindível que as entidades esportivas orientem os praticantes no cumprimento dos protocolos determinados pelos órgãos de saúde. Só assim poderemos seguir avançando na retomada das atividades”, afirmou o prefeito.

De acordo com a subsecretária municipal de Saúde, Camilla Franco, sobre as regras para a prática da canoa havaiana, a associação apresentou um protocolo que foi devolvido tanto para a associação como para a Secretaria Municipal de Esportes, no qual determina que durante a atividade será preciso o uso do face shield.

“Se você está com sintoma, ou teve contato com alguém sintomático, é preciso permanecer 14 dias em isolamento, sem realizar as atividades físicas”, enfatiza a subsecretária.

No voo solo de parapente, o uso de máscara também é necessário, assim como no futevôlei e no vôlei de praia. Importante que os praticantes estejam sempre atentos ao distanciamento social, a higienização das mãos e a medição de temperatura antes de iniciar a atividade.    

Para as aulas coletivas será adotado o teto máximo de 30% de ocupação, garantindo distanciamento superior a dois metros entre as pessoas. As atividades devem ser sempre sem toque e com uso de máscara.

Novo negativo

O prefeito Rodrigo Neves testou negativo para Covid-19 pela segunda vez. O resultado do novo exame foi divulgado por ele mesmo através do Twitter, nesta segunda (27).

Enquanto isso, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, cumpre isolamento domiciliar após apresentar sintomas leves de uma gripe. Ele realizou teste para detecção do coronavírus hoje. O resultado deve sair nos próximos dias.

Ambulantes cadastrados

O primeiro dia de retorno às atividades dos vendedores ambulantes de Niterói dentro das regras do Plano de Transição Gradual para um Novo Normal foi marcado por novos procedimentos de higiene e limpeza.

Antes do retorno, os ambulantes passaram por capacitação da Secretaria Municipal de Saúde sobre todos os protocolos sanitários que devem cumprir contra a Covid-19 e receberam folhetos explicativos e máscaras.

Entre as regras que devem ser seguidas pelos ambulantes estão o distanciamento de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas em lugares fechados e de 1,5m ao ar livre; uso do álcool em gel para higienização pessoal e dos produtos, e uso de máscaras.

Os vendedores retornaram para os pontos e locais para onde estavam licenciados antes do início da pandemia, mantendo a barracas com a mesma padronização. Mesmo com a volta das atividades, a Prefeitura de Niterói estendeu até dezembro o auxílio do cartão do Busca Ativa para os ambulantes, no valor de R$ 500 mensais.



[ad_2]

Source link