Os paciente são uma mulher de 70 anos, moradora da cidade de Buriti dos Lopes, norte do estado. E um homem de 79 anos, de Floriano. Ambos tinham comorbidades. A mulher tinha histórico de diabetes e hipertensão e o homem tinha problemas cardíacos.

A secretaria informou ainda que houve os primeiros casos registrados nas cidades de Elesbão Veloso, Buriti dos Lopes e São Francisco do Piauí. Os 33 novos casos são de 14 mulheres e 19 homens, com idades entre 9 e 79 anos.

Agora, são 46 municípios com casos confirmados: Água Branca (4), Altos (1), Alvorada do Gurguéia (1), Angical do Piauí (1), Anísio de Abreu (1), Betânia do Piauí (1), Bom Princípio do Piauí (1), Bom Jesus (2), Bonfim do Piauí (1), Campo Maior (3), Caracol (1), Castelo do Piauí (2), Colônia de Gurguéia (2), Demerval Lobão (2), Esperantina (4), Floriano (4), Francinópolis (2), Ilha Grande (1), Inhuma (1), Itaueira (1), José de Freitas (1), Lagoa do Barro (1), Luís Correia (3), Luzilândia (1), Manoel Emídio (1), Miguel Alves (2), Nazária (2), Oeiras (2), Parnaíba (14), Pedro II (3), Picos (6), Pimenteiras (1), Piracuruca (7), Piripiri (1), Ribeira do Piauí (1), Rio Grande do Piauí (1), São José do Piauí (1), São José do Divino (3), São Raimundo Nonato (15), Teresina (223), União (4) e Várzea Grande.

Conforme o boletim, 3.833 casos foram descartados, 110 pacientes tiveram alta médica, 139 pessoas com suspeita de Covid-19 continuam internadas, sendo 86 em leitos clínicos, 52 em UTI e um em leito de estabilização.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:



Source link