O Paraná atingiu total de 93.139 casos do novo coronavírus, com 2.370 mortes pela doença, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta segunda-feira (10).

Em comparação com o relatório anterior, divulgado no domingo (9), houve aumento de 1.338 confirmações e 53 mortes pela doença no estado.

Casos de coronavírus no Paraná

Primeiros casos confirmados em 12 de março; primeiras mortes registradas em 27 de março

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

No sábado (8), a Sesa não divulgou o boletim com as informações do novo coronavírus porque, conforme a pasta, o sistema estava inconsistente. No domingo (9), os dados não foram detalhados.

A secretaria informou que o Gerenciador de Ambiente Laboratorial ainda está instável e, por isso, os números do informe epidemiológico do novo coronavírus estão atrasados.

“As áreas técnicas trabalharam de forma a compilar e limpar os bancos de dados para conferir e liberar dados e números precisos de casos confirmados e óbitos pela Covid-19“, explicou a Sesa.

Até a publicação desta reportagem, a Sesa não havia publicado no site os arquivos em formato PDF e CSV com datas de sábado, domingo e segunda-feira.

Portanto, não há nesta matéria a tabela com os números totais de cada município do estado.

Além disso, também não foram divulgadas nesta segunda-feira as informações dos novos óbitos confirmados.

De acordo com a Sesa, no sábado (8), foram confirmados 2.340 diagnósticos e 49 novas mortes.

Já no domingo (9), foram confirmados 1.547 novos casos e 26 novos óbitos. Entretanto, a informação de novos casos é diferente da divulgada no dia.

A Sesa informou, nesta segunda-feira, que 976 pacientes diagnosticados com Covid-19 no Paraná estão internados, sendo que 746 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 230 pela rede particular.

Dos pacientes internados pelos SUS, 366 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 380 em leitos clínicos de enfermaria. Já na rede particular são 99 em UTI e 131 em leitos clínicos/enfermaria.

O levantamento apontou ainda que há outros 1.175 pacientes em leitos UTI e enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus.

Conforme dados da Prefeitura de Curitiba, a capital tem 24.453 casos confirmados da doença e 724 mortes.

A taxa de ocupação geral de leitos de UTI para pacientes com suspeita ou casos confirmados da Covid-19 é de 83%.

A ocupação dos leitos de UTI do SUS destinados aos pacientes adultos com a doença é de 87%, enquanto a taxa da UTI pediátrica é de 19%.

Segundo a prefeitura, a taxa de ocupação nas enfermarias nesta segunda é de 75% em Curitiba.

100 MIL MORTOS PELA COVID-19



Source link