Skip to Content

Blog

Casos e mortes por coronavírus no Brasil em 19 de setembro, segundo consórcio de veículos de imprensa (atualização das 8h) | Coronavírus


O Brasil tem 135.872 mortes e 4.498.227 casos de coronavírus confirmados até as 8h deste sábado (19), segundo o consórcio de veículos de imprensa.

  • Mortes: 135.872
  • Casos: 4.498.227

Goiás e Roraima divulgaram novos dados desde o último balanço consolidado, divulgado às 20h de sexta-feira (18).

Até então, o país registrava 826 mortes pela Covid-19 confirmadas em 24 horas, chegando ao total de 135.857 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil em 7 dias até a noite de sexta foi de 769 óbitos, uma variação de -6% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Em casos confirmados, eram 4.497.434 até as 20h de sexta, com média móvel de 30.494 por dia, uma variação de -22% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Dois estados apresentavam alta de mortes, segundo os dados das 20h de sexta-feira: PE e RJ, que estava em estabilidade havia três dias. Já RO, que estava em alta, passou para o grupo de estados em estabilidade.

EM VÍDEO: Veja todos os detalhes sobre uso de máscaras

  • Total de mortes: 135.857
  • Registro de mortes em 24 horas: 826
  • Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 769 por dia (variação em 14 dias: -6%)
  • Total de casos confirmados: 4.497.434
  • Registro de casos confirmados em 24 horas: 39.991
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 30.494 por dia (variação em 14 dias: -22%)
  • Subindo (2 estados): RJ e PE.
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (12): PR, RS, MG, SP, GO, MS, RO, AP, PA, BA, MA e PI.
  • Em queda (12 estados e o DF): SC, ES, DF, MT, AC, AM, RR, TO, AL, CE, PB, RN e SE.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Estados com a média de mortes em alta — Foto: Arte G1

Estados com a média de mortes em estabilidade — Foto: Arte G1

Estados com a média de mortes em queda — Foto: Arte G1

  • ES: -36%
  • MG: +5%
  • RJ: +36%
  • SP: -2%
  • DF: -32%
  • GO: -7%
  • MS: 0%
  • MT: -16%
  • AC: -31%
  • AM: -68%
  • AP: +8%
  • PA: +7%
  • RO: +15%
  • RR: -64%
  • TO: -24%
  • AL: -20%
  • BA: -3%
  • CE: -39%
  • MA: -4%
  • PB: -25%
  • PE: +25%
  • PI: 0%
  • RN: -23%
  • SE: -28%

Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal (saiba mais).



Source link

0 0 Continue Reading →

Brasil decide entrar em aliança internacional por vacina contra a covid-19 | Brasil


O governo brasileiro informou nesta sexta-feira (18) que decidiu fazer parte da Covax Facility, uma iniciativa global para facilitar o acesso de países a vacinas contra a covid-19.

“O governo brasileiro, após tratativas com a Aliança Gavi, confirma a intenção de aderir à Covax Facility, iniciativa inédita que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e proporcionar mundialmente o acesso equitativo a vacinas contra a covid-19“, informou o Palácio do Planalto em nota que diz ainda que “a aquisição de uma vacina segura e eficaz é prioridade do governo federal”.

O prazo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que países informassem se iam aderir à iniciativa terminava nesta sexta-feira (18).

A Covax é uma espécie de aliança e consórcio entre países que visa garantir investimentos para pesquisa, produção e oferta equitativa de vacinas contra a covid-19. Atualmente, a estratégia acompanha nove estudos clínicos de possíveis imunizantes.

O compromisso prevê que, caso alguma delas tenha eficácia, haja o fornecimento de doses para pelo menos 20% da população de cada país vinculado à aliança.

A medida também tem apoio de recursos de instituições e doadores internacionais, o que visa ajudar países de menor renda, segundo a OMS.

Na quinta-feira (17), a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo havia informado que estudava “criteriosamente” a participação do Brasil na Covax Facility e que, “assim como outros países, segue em tratativas junto à Aliança Global de Vacinação para a extensão do prazo” para a adesão.

“Tal medida se faz necessária para obter mais informações sobre as condições para a aprovação regulatória, instrumento jurídico aplicável, vacinas em desenvolvimento, suas características de armazenamento e transporte logístico”, apontava comunicado de quinta. “Essas definições são especialmente importantes em um país como o Brasil, de dimensões continentais.”

A reportagem apurou que um desses fatores seria o possível custo da adesão, pelo fato de o Brasil ser um dos países mais populosos – e a iniciativa prever a oferta de vacina para até 20%.

A ideia é que os países façam investimentos iniciais até 9 de outubro. Isso ocorre porque a estratégia prevê a possibilidade de que fabricantes façam investimentos precoces na capacidade de produção, aumentando a chance de uma oferta mais rápida da vacina caso haja eficácia.

Atualmente, o Ministério da Saúde já possui um acordo que prevê a compra de 100 milhões de doses de uma vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca – uma das nove vacinas cujo estudo clínico é acompanhado pela Covax.

Ainda não está claro se a medida poderá trazer uma interferência no acordo. A avaliação inicial de membros que acompanham o processo ouvidos pela reportagem é que a adesão é complementar, já que a iniciativa da Covax envolve também outras oito opções de vacinas, mas que a medida ainda precisa ser avaliada.



Source link

0 0 Continue Reading →

Coronavírus: Sumaré confirma mais 13 mortes e total vai a 221; casos aumentam para 5.705 | Campinas e Região


Os novos casos e mortes contabilizados pelo governo municipal não significam, necessariamente, que ocorreram de um dia para o outro, mas sim que foram registrados no sistema em 24 horas, após resultados de exames. De acordo com a prefeitura, houve uma atualização dos registros.

Em relação ao total de infectados, 5.409 pacientes são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar, enquanto 46 continuam internados. Além disso, outros 837 casos suspeitos aguardando resultados de exames.

Desde o início da pandemia, Indaiatuba já descartou 8.812 notificações suspeitas.

Coronavírus, Sars-CoV-2, lockdown: entenda os principais termos da pandemia



Source link

0 0 Continue Reading →

hospital de campanha integrará grupo de pesquisa internacional – Agência Brasília


Excelência da unidade de combate exclusivo ao coronavírus é reconhecida internacionalmente | Foto: Agência Saúde

Contratado pela Secretaria de Saúde, o Hospital de Campanha do Mané Garrincha é palco para uma série de pesquisas para avaliar possíveis medicamentos que sejam mais eficazes no combate ao coronavírus. Ao todo, a unidade participará de dez estudos clínicos multicêntricos internacionais para o tratamento da Covid-19, incluindo testagem de vacinas. A pesquisa já está em andamento, pois já recebeu aprovação dos conselhos de ética em pesquisa.

Mais de 1,5 milaltas hospitalares já foram alcançadas na unidade

Para este primeiro projeto foram selecionados seis hospitais no Brasil. Ao todo serão oito países participantes – Brasil, EUA, Bélgica, Egito, Ucrânia, Moldova, Romênia e África do Sul. A oportunidade de integrar o seleto grupo pode ser traduzida em números: como a Agência Brasília mostrou em 7 de setembro, há cerca de dez dias a unidade do Mané Garrincha já havia conquistado a marca de mais de 1,5 mil altas hospitalares.

“Iniciamos tudo pelo Hospital Regional de Taguatinga há cerca de dois meses, selecionando pacientes com infecção por Covid-19 de leve a moderada. Quando vimos que os pacientes eram direcionados para outros hospitais – e isso dificultava o seu seguimento pelo estudo – fomos em busca de parceria com o hospital de campanha para conseguirmos mais pacientes, e que estes não fossem transferidos para outro hospital”, explica a infectologista e pesquisadora principal, Heloisa Ravagnani.

“Somente centros médicos respeitados e de excelência técnica são qualificados para atuar em estudos clínicos. Estamos honrados e felizes com a parceria técnico-científica, que só foi possível devido à excelência do hospital”Anna Ribeiro, diretora-executiva da Chronos Pesquisa Clínica

Os estudos clínicos são a chave para o desenvolvimento de novos métodos para tratar a Covid-19 e, assim, mitigar o impacto da pandemia. Por meio de estudos clínicos, pesquisadores podem determinar se novos tratamentos são seguros, eficazes e efetivos.

“No primeiro estudo ativo no Hospital Mané Garrincha atuaremos como coordenador nacional. Somente centros médicos respeitados e de excelência técnica são qualificados para atuar em estudos clínicos. Estamos honrados e felizes com a parceria técnico-científica, que só foi possível devido à excelência física, processual e estrutural do hospital. E da adesão da Secretaria de Saúde, que não mediu esforços em nos apoiar de forma rápida e desburocratizada, fazendo com que o paciente seja tratado como prioridade”, informa a diretora-executiva da Chronos Pesquisa Clínica, Anna Ribeiro – empresa que faz, no Brasil, uma espécie de intercâmbio entre as indústrias farmacêuticas e os hospitais.

Heloisa Ravagnani: “Quando vimos que pacientes eram direcionados para outros hospitais, fomos em busca de parceria com o hospital de campanha para conseguirmos mais pacientes” | Foto: Agência Saúde

As pesquisas seguem tempos diferentes entre elas. Em geral, para os estudos sobre Covid-19, a duração delas gira em torno de dois meses, incluindo neste período o seguimento dos pacientes. Após a alta, o acompanhamento é domiciliar.

Após as aprovações éticas nacionais e internacionais o paciente será convidado a participar do estudo. Em seguida será aplicado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com todas as informações sobre sua participação.

Após a confirmação, o voluntário passará por exames de monitoramento, procedimentos, coleta de sangue, entrevistas, avaliação médica e de enfermagem. Depois receberá o medicamento em testes e seguirá monitorado de acordo com o projeto ao qual ele foi alocado. Todos os exames e avaliações serão 100% gratuitos.

Segurança

Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidas à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conduzidas de acordo com as Boas Práticas Clínicas (BPC). Tais precauções asseguram a proteção de direitos, integridade e confidencialidade dos participantes da pesquisa, bem como a credibilidade e a precisão de dados e resultados relatados.

O participante é sempre uma prioridade. Ele é protegido e resguardado pelo processo de consentimento livre e esclarecido, um documento que esclarece ao paciente sobre todo o processo da pesquisa. Somente após ler e consentir sua participação o paciente será considerado um participante do estudo.

Quase 2 mil pacientes de Covi-19 já receberam alta do hospital | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

No transcorrer do estudo há um monitoramento dos dados clínicos e de segurança por meio de unidades do Conselho de Monitoramento de Dados e Segurança Internacionais, CEP, Conep e Anvisa. Além disso os profissionais de saúde envolvidos na pesquisa clínica estarão disponíveis integralmente ao paciente, que terá um acesso direto ao médico 24 horas por dia.

Custos da pesquisa

Os custos relacionados ao tratamento em um ensaio clínico são cobertos pelo patrocinador do estudo (indústria farmacêutica), por exemplo: medicamento em estudo; exames de laboratório realizados exclusivamente para fins de investigação; radiografias e outros exames de imagem aplicáveis; e consultas médicas extras, que não seriam feitas no tratamento padrão. Tais visitas extras podem adicionar custos de transporte e alimentação a ser cobertos pelo patrocinador.

Seleção

O Hospital de Campanha do Mané Garrincha passou por uma série de avaliações prévias que o qualificaram para ser um hospital apto a atuar entre os mais renomados centros de pesquisa do mundo. Dentre estes diferenciais destaca-se o engajamento da direção do hospital; equipamentos adequados para condução do estudo; corpo clínico de altíssima qualidade; e processos técnicos e administrativos bem definidos. Além do mais importante: é um centro de referência para o tratamento exclusivo de pacientes acometidos pela Covid-19.

A parceria entre a Secretaria de Saúde, o Hospital de Campanha do Mané Garrincha e a Chronos Pesquisa Clínica tornou possível a participação de Brasília como importante centro no cenário nacional e internacional para tratamento do coronavírus.

“Só seria possível conduzir este volume de projetos aliando a vontade política da Secretaria de Saúde em beneficiar a população do DF, a excelente estrutura do Hospital de Campanha do Mané Garrincha e a experiência da Chronos Pesquisa Clínica na captação e na condução de estudos clínicos”, conclui Anna.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde



Source link

0 0 Continue Reading →

Mortes por coronavírus nas regiões de Rio Preto e Araçatuba em 18 de setembro | São José do Rio Preto e Araçatuba


As prefeituras das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) divulgaram novas mortes por coronavírus nesta sexta-feira (18). Veja abaixo:

Olímpia (SP) registrou mais uma morte por coronavírus, acumulando 51 óbitos provocados pela doença desde o início da pandemia.

Segundo a prefeitura, o paciente era um idoso de 78 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Olímpia.

Ao todo, o município possui 2.205 casos confirmados, dos quais 2.028 estão curados.

Mais um óbito provocado pela Covid-19 foi confirmado em Catanduva (SP).

De acordo com a prefeitura, o morador era um homem de 71 anos, que estava internado no Hospital Emílio Carlos.

Catanduva acumula 4.032 casos positivos de coronavírus. Deste total, 3.766 estão curados e 125 não resistiram às complicações da doença.

São José do Rio Preto (SP) confirmou duas novas mortes por coronavírus.

Ao todo, o município possui 20.283 moradores contaminados , dos quais 18.027 estão recuperados e 552 vieram a óbito.

De acordo com o secretário de Saúde, Aldenis Borim, 82.661 pessoas foram atendidas com estado gripal. Deste total, 71.985 colheram material genético e 51.702 testaram negativo.

Desde o início da pandemia, 2.136 profissionais de saúde foram diagnosticados com Covid-19. Ao todo, 2.180 pacientes tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Até esta quinta-feira (17), 304 moradores estavam internados em hospitais de Rio Preto, sendo 103 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 201 em enfermaria. Destes, 182 testaram positivo para o novo coronavírus.

Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba



Source link

0 0 Continue Reading →

Com 618 novos casos de Covid-19 e 13 mortes pela doença, PI totaliza 90.061 infecções e 2.025 óbitos | Piauí


O Piauí registrou mais 618 casos confirmados e 13 óbitos pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta sexta-feira (18). Com a atualização, o estado totalizou 90.061 infecções e 2.025 óbitos por Covid-19.

Dos 618 casos confirmados da doença, 335 são mulheres e 283 homens, com idades que variam de três meses a 97 anos.

  • Taxa de ocupação nas UTIs: 214 ocupados (56,8%) e 163 disponíveis (43,2%)
  • Taxa de ocupação nos leitos clínicos: 412 disponíveis (55,8%) e 327 ocupados (44,2%)
  • Taxa de ocupação nos leitos de estabilização: 3 ocupados (5,7%) e 50 disponíveis (94,3%)
  • Altas médicas: 4.229
  • Recuperados (inclui altas médicas e recuperados em casa): 87.492
  • Total de testes Covid-19 no Piauí: 302.222

Quarto mulheres e nove homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Passagem Franca do Piauí (63 anos), Piripiri (49 anos) e Teresina (80 e 86 anos).

Os do sexo masculino eram das cidades de Assunção do Piauí (73 anos), Floriano (69 anos), Flores do Piauí (80 anos), Itainópolis (50 anos), Murici dos Portelas (62 anos), Piracuruca (74 anos), Regeneração (56 anos) e Teresina (43 e 66 anos).

Todos os 224 municípios piauienses foram atingidos pela pandemia e 170 deles tiveram registros de mortes por Covid-19. Até o momento, 1.165 homens e 860 mulheres morreram em consequência da doença.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 544 ocupados, sendo 327 leitos clínicos, 214 UTIs e 3 leitos de estabilização.

As altas acumuladas somam 4.229 até o dia 18 de setembro. A Sesapi estima que 87.492 pessoas tenham se recuperado ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte).

VÍDEOS: veja as notícias mais vistas do G1 Piauí

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades estão suspensas por tempo indeterminado. A maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços foram fechadas, mas já estão retornando aos poucos.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados foram mantidos, mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados e estão funcionando com protocolos específicos.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.



Source link

0 0 Continue Reading →

CORONAVÍRUS: VEJA AS MEDIDAS ADOTADAS PELA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO NESTA SEXTA-FEIRA (18/09) CONTRA A PANDEMIA – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Obras TransBrasil – novas interdições a partir de sábado (19/09)

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, informa as NOVAS interdições que ocorrerão para viabilizar as obras da TRANSBRASIL. As intervenções prorrogadas e as antigas, que ainda estão em andamento, também serão apresentadas.

As operações contarão com a participação de operadores de tráfego, entre agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e terceirizados, que trabalharão para manter a fluidez, orientar os motoristas e efetuar os bloqueios durante as intervenções. Além disso, sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas.

Confira

https://prefeitura.rio/cidade/obras-transbrasil-novas-interdicoes-a-partir-de-sabado-19-09/

Escola.Rio: Programa na Band Rio terá conteúdo curricular para o 9º ano na semana de 21 a 26 de setembro

A Prefeitura do Rio, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a MultiRio, está ampliando ainda mais a grade de conteúdo curricular do programa Escola.Rio, que leva conteúdo pedagógico pela televisão para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A partir desta segunda-feira (21/9), o horário das 13h30m às 14h na Band Rio (canal 7.1 da TV aberta) passa a transmitir videoaulas com matérias do 9º ano, após o fim da série de programas com abordagem socioemocional. Durante a semana, os alunos vão aprender Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia nessa faixa. A programação também contempla todas as séries do Ensino Fundamental em diferentes horários para reforçar o aprendizado neste momento de pandemia e parte dos programas será reapresentada na TV Escola à noite (das 19h30 às 20h, no canal 2.3).

Saiba mais

https://prefeitura.rio/cidade/escola-rio-programa-na-band-rio-tera-conteudo-curricular-para-o-9o-ano-na-semana-de-21-a-26-de-setembro/

Prefeitura anuncia convênio com governo federal para abertura de 95 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (18/09) que um convênio firmado entre o município e o governo federal permitirá a abertura de 95 leitos de UTI no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e no Hospital de Campanha do Riocentro, destinados a pacientes com a Covid-19. Essa iniciativa vai suprir os leitos fechados pelo governo estadual e pela rede privada, o que sobrecarregou a rede municipal de Saúde no tratamento às vítimas do novo coronavírus. A Prefeitura anunciou ainda que as medidas restritivas de combate à pandemia serão mantidas, alem de punições mais rigorosas aos estabelecimentos que as descumprirem.

Entenda

https://prefeitura.rio/cidade/prefeitura-anuncia-convenio-com-governo-federal-para-abertura-de-95-leitos-de-uti-destinados-a-pacientes-da-covid-19/

Secretaria Municipal de Saúde atualiza número de leitos para Covid-19 e taxa de ocupação na rede SUS da capital

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a rede municipal está realizando atualmente a maioria absoluta dos atendimentos de Covid-19, visto que hospitais do estado e da iniciativa privada fecharam leitos dedicados ao tratamento da doença.

Importante ainda destacar que a Prefeitura do Rio é a única que mantém um hospital de campanha – o do Riocentro – em funcionamento, uma vez que unidades de outras esferas nem chegaram a operar em sua plenitude – e que, recentemente, parcerias privadas com o governo do Estado do Rio desmobilizaram hospitais de campanha.

Confira:

Secretaria Municipal de Saúde atualiza número de leitos para Covid-19 e taxa de ocupação na rede SUS da capital

Guardas municipais e agentes da Subem atuam no resgate de cachorro preso em um carro no Leblon

A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal e da Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem), atuou na manhã desta sexta-feira, dia 18, no RESGATE DE UM CACHORRO da raça Border Collie, que foi encontrado preso, por cerca de duas horas, no interior de um carro estacionado na Rua Fadel Fadel, no Leblon, Zona Sul do Rio.

Entenda:

https://prefeitura.rio/gm/guardas-municipais-e-agentes-da-subem-atuam-no-resgate-de-cachorro-preso-em-um-carro-no-leblon/

Prefeitura do Rio promove série de fiscalizações para coibir transporte irregular de resíduos

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, iniciou na manhã desta sexta-feira (18/09), pela Zona Oeste, uma série de ações de fiscalização para coibir transporte irregular de Resíduos da Construção Civil (RCC). Agentes do Programa Lixo Zero percorreram diversos canteiros de obras com o objetivo de notificar as construtoras a apresentarem documentos que provem que as empresas transportadoras de seus resíduos sejam credenciadas à Comlurb, conforme prevê legislação municipal.

Acompanhe:

https://prefeitura.rio/comlurb/prefeitura-do-rio-promove-serie-de-fiscalizacoes-para-coibir-transporte-irregular-de-residuos/

Guarda Municipal atua nos postos de atendimento do INSS

A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal, realiza, desde segunda-feira, dia 14, operação de apoio à reabertura e retomada dos atendimentos das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com efetivo de 31 agentes atuando no ordenamento urbano e do trânsito e na fiscalização sanitária.

Saiba tudo:

https://prefeitura.rio/cidade/guarda-municipal-atua-nos-postos-de-atendimento-do-inss/

Prefeitura anuncia calendário de vacinação contra a raiva, com 350 postos fixos na cidade

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, anuncia o calendário da campanha de vacinação antirrábica em 2020. Dividido em cinco etapas que cobrem todo o município, o programa Se liga, bicho! Raiva é caso sério começa em 2 de outubro, em Santa Cruz e Guaratiba, e vai até 19 de dezembro, quando serão atendidas as regiões do Centro, Zona Sul, São Cristóvão, Tijuca, Vila Isabel e Ilha do Governador.

Saiba mais:

https://prefeitura.rio/cidade/prefeitura-anuncia-calendario-de-vacinacao-contra-a-raiva-com-350-postos-fixos-na-cidade/

Prefeitura do Rio promoveu nesta sexta-feira (18/09) mais operações especiais de higienização em comunidades da cidade

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, promoveu mais operações especiais de higienização nesta sexta-feira (18/09) em diversas comunidades da cidade. A iniciativa, que começou pela Rocinha, no dia 9/4 e que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, já foi levada a todas as 633 comunidades da cidade. A lavagem é feita com água de reuso e detergente neutro, e hipoclorito nos pulverizadores.

Acompanhe:

Prefeitura do Rio promoveu nesta sexta-feira (18/09) mais operações especiais de higienização em comunidades da cidade

Secretaria Municipal de Saúde atualiza número de leitos para Covid-19 e taxa de ocupação na rede SUS da capital

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a rede municipal está realizando atualmente a maioria absoluta dos atendimentos de Covid-19, visto que hospitais do estado e da iniciativa privada fecharam leitos dedicados ao tratamento da doença.

Confira:

https://prefeitura.rio/cidade/secretaria-municipal-de-saude-atualiza-numero-de-leitos-para-covid-19-e-taxa-de-ocupacao-na-rede-sus-da-capital-96/

Prefeitura do Rio promove passeio de bicicleta na terça (22/09) para celebrar Dia Mundial Sem Carro

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, SMAC, SMTR e SMIHC e em parceria com diversas organizações da sociedade civil, promove na terça-feira (22/09) um passeio ciclístico, do Largo do Machado ao Centro, para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. A partida será às 10h, e serão adotadas medidas para garantir o distanciamento social. Também haverá distribuição de máscaras aos participantes. A chegada, onde se dará o término do evento, será na ciclovia da Avenida Rio Branco.

Entenda:

https://prefeitura.rio/cet-rio/prefeitura-do-rio-promove-passeio-de-bicicleta-na-terca-22-09para-celebrar-dia-mundial-sem-carro/

Prefeitura do Rio leva ônibus castramóvel à Zona Oeste para esterilização gratuita de cães e gatos

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, levará nesta segunda-feira, 21/09, à Zona Oeste, a Unidade-Móvel de Saúde Médica Veterinária, também conhecida como castramóvel. O veículo ficará estacionado na Rua 10, em Jardim Palmares, santa Cruz, para fazer o atendimento de aproximadamente 300 cães e gatos do bairro, até o dia 2 de outubro. A marcação do serviço deverá ser feita neste sábado, 19/09, no local.

Saiba mais:

https://prefeitura.rio/bem-estar-animal/prefeitura-do-rio-leva-onibus-castramovel-a-zona-oeste-para-esterilizacao-gratuita-de-caes-e-gatos/

Escolas da Prefeitura do Rio têm melhor desempenho no Ideb em todo o Estado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora os bons resultados no Ideb de diversas escolas: seja entre os alunos dos anos iniciais (até o 5º) ou dos finais (até o 9º) do Ensino Fundamental, as unidades da Rede Municipal de Ensino carioca obtiveram as melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 em todo o Estado do Rio de Janeiro. Nas séries iniciais, o melhor desempenho foi da Municipal Professora Didia Machado Fortes, na Barra da Tijuca, que teve 8,2 de nota média – superando significativamente a meta da unidade, que era 7,0. Já nos anos finais, o destaque foi a Escola Municipal Rodrigues Alves, também localizada na Barra. A nota foi 7,4 – muito superior à meta projetada (5,2).

Saiba mais:

https://prefeitura.rio/cidade/escolas-da-prefeitura-do-rio-tem-melhor-desempenho-no-ideb-em-todo-o-estado/

“Blitz da Vida”: Prefeitura fiscaliza bairros da Zona Norte, nesta semana, em ações conjuntas de enfrentamento à pandemia

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), levou, nesta semana, a “Blitz da Vida” a bairros da Zona Norte. Nesta sexta-feira, 18/09, a força-tarefa de ordenamento e combate à pandemia de Covid-19 prossegue para Cascadura, após quatro dias em Madureira, onde fiscalizou 35 estabelecimentos: dois multados, um notificado e três orientados a não expor mercadorias na calçada – prática irregular e que contribui para a formação de aglomerações. Foram atendidas ainda 48 pessoas em situação de rua (com três acolhimentos), e recolhidas mais de 3,5 toneladas de resíduos sólidos.

Entenda:

https://prefeitura.rio/rio-faz/blitz-da-vida-prefeitura-fiscaliza-bairros-da-zona-norte-nesta-semana-em-acoes-conjuntas-de-enfrentamento-a-pandemia/



Source link

0 0 Continue Reading →

Após vencer a Covid-19, mulher faz doação a hospital – Agência Brasília


Raquel (sentada) e sua irmã, Renata, comemoram triunfo sobre o coronavírus | Fotos: Divulgação/Agência Saúde

Após 28 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Gama (HRG), Raquel Medeiros de Carvalho, 48 anos, tem motivos para comemorar: ela venceu a Covid-19.  Em gesto de gratidão, a primeira providência de sua família foi fazer uma “vaquinha” para doar máscaras de Ventilação não Invasiva (VNI) ao hospital. Conseguiram quatro unidades.

“Nós sofremos muito com todo esse processo”, conta a irmã de Raquel, Renata Medeiros de Carvalho Santos. “Foi muito doloroso vê-la lutando para viver, sem termos a menor certeza de que daria certo. Porém, apesar de tanta dor, tentamos manter a fé e a esperança de que ela venceria. O que nos ajudou muito nesse processo dolorido foi a comunicação e suporte que tivemos de toda a equipe multidisciplinar que esteve conosco.”

Renata destaca também o envolvimento e o cuidado, especialmente da chefe médica da UTI, Cinara de Paula Guimarães, e da fisioterapeuta Bárbara Sarmento Dias, que, segundo ela, foram extremamente dedicadas. “Todos [os profissionais] sempre foram muito atenciosos e de uma empatia admirável”, descreve.

Nova técnica

“A Raquel foi uma das pacientes que fez grande diferença na nossa unidade, pois foi uma das primeiras, no perfil Covid-19, que teve como estratégia de ventilação a utilização de VNI”, conta Cinara, que comemorou o ato de doação. “Ficamos muito felizes com a manifestação de carinho e reconhecimento desses que na verdade são a nossa prioridade no atendimento, os pacientes. Isso Renova nossas forças diárias para continuar salvando vidas.”

Assim como as equipes do HRG, Renata sabe que as máscaras doadas para a UTI poderão ajudar outras pessoas. Após receber alta, a paciente concluiu a recuperação na enfermaria do Hospital Regional de Samambaia. Ao todo, Raquel ficou internada durante 54 dias e voltou para casa no último dia 8, quando pôde reencontrar seus dois filhos e demais familiares. Infelizmente, uma semana antes de ela ser hospitalizada, seu marido perdeu a luta para a Covid-19.

O equipamento


O tipo de máscara utilizado em Raquel é o mais adequado para pessoas contaminadas pelo coronavírus. “Com essa máscara o paciente não precisa estar intubado ou traqueostomizado”, explica a fisioterapeuta Bárbara. A máscara é conectada a um respirador mecânico para fornecer o oxigênio necessário ao paciente.

“É uma máscara que oferta pressão positiva na tentativa de expandir o pulmão e, consequentemente, melhora a respiração para que o paciente não precise chegar a um tubo ou traqueostomia”, explica a fisioterapeuta Bárbara.

Leitos

O HRG tem 16 leitos de UTI destinados a pacientes com o coronavírus, dos quais 15 estão ocupados. Oito pacientes receberam alta dessa UTI desde 15 de julho, quando esses leitos passaram a ser destinados ao tratamento da Covid-19.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)



Source link

0 0 Continue Reading →

RS já registrou 307 mortes por coronavírus em lares de idosos



Desde o início da pandemia até o começo da tarde desta sexta-feira (18), pelo menos 307 moradores de asilos morreram em razão do coronavírus.



Source link

0 0 Continue Reading →

Egypt to host virtual seminar on trade with Mercosur

From the Newsroom
newsroom@anba.com.br

São Paulo – Egypt’s government is hosting the webinar “Egypt-Mercosur Free Trade Agreement” next Sunday (20). The event will address aspects of the agreement currently into its fourth year and providing for the gradual easing of tariffs. Pictured above is a container ship in Egypt’s Suez Canal.

The free event is intended for the Arab and Brazilian public and slated to begin at 2 pm, Cairo time, 9 am, Brasília time, on the Zoom platform. Speakers will speak English and Arabic. Registration is available here.

The webinar will feature Egyptian and Brazilian specialists. Organization is being handled by the Agreements and Foreign Trade section of Egypt’s Ministry of Trade and Industry, and by the Federation of Egyptian Chambers of Commerce. This will be the first in a series of webinars covering Egypt’s trade agreements.

The Federation’s secretary-general Alaa Ezz will deliver the opening speech. He will be followed by Rubem Mendes de Oliveira, the minister-counselor at the Embassy of Brazil in Cairo. Arab Brazilian Chamber of Commerce (ABCC) secretary-general Tamer Mansour will provide information regarding access to the Brazilian market and discuss the role of the ABCC in advancing Egypt-Brazil trade.

The director-general for Bilateral Trade Agreements at Egypt’s Ministry of Trade and Industry, Michael Gamal Kaddes, will go over details of the Egypt-Mercosur treaty. He will also discuss how to make the most of the advantages it creates, the liberalization of trade in commodities, and rules of origin. Other speakers will be Ahmed Maghawry Diab, head of the Egyptian Commercial Service (ECS) and Ashraf Moukhtar, head of the Agreements and Foreign Trade division of Egypt’s Ministry of Trade and Industry.

The webinar is slated to end at 4 pm, Cairo time, and 11 am, Brasília time.

Quick facts

Egypt-Mercosur Free Trade Agreement
September 20
Click here to register

Translated by Gabriel Pomerancblum

Khaled Desouki/AFP

Fonte: https://anba.com.br/en/egypt-to-host-virtual-seminar-on-trade-with-mercosur/

0 0 Continue Reading →
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?