Tendo o objetivo de atender às demandas sobre comércio exterior, foi inaugurada a primeira sala do Ibama instalada no Porto de Santos. O espaço, concedido pela Brasil Terminais Portuários-BTP, pode ser utilizado também para apoio às ações de licenciamento e emergência ambiental da margem direita do maior Porto da América Latina.

Com a novidade, uma necessidade do instituto é atendida. Os servidores da Unidade Avançada de Santos que realizam vistorias nos terminais cobravam um local com mais estrutura para a lavratura dos autos e atendimento aos despachantes aduaneiros e responsáveis pelas cargas.

Para Murilo Rocha, superintendente do Ibama em São Paulo, a importância de uma sala de atendimento dentro do Porto passa por benefícios como a segurança no trabalho dos servidores e um atendimento mais adequado às pessoas. “A instalação de uma sala própria para atendimento dentro do Porto demonstra a inserção definitiva do Ibama na atuação relacionada à atividade de comércio exterior e outras ações realizadas nos Portos e Aeroportos do país”.

Já o o gerente Adjunto de Documentação Aduaneira da BTP, Décio Cunha, disse que a empresa viu o projeto com bons olhos. “Estamos dispostos a contribuir com todos os órgãos anuentes do comércio exterior aqui do Porto de Santos”.

Fonte: A Tribuna