Nesta quarta-feira (29), às 08h30, a Comissão de Serviços e Infraestrutura (CI) realiza uma audiência pública, em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Relações Exteriores (CRE), para debater o projeto da Ferrovia Transcontinental, que ligará o oceano Atlântico ao Pacífico, saindo do litoral do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, e finalmente seguindo para o Peru.

O audacioso plano chinês quer consolidar sua presença econômica no continente e facilitar o acesso a matérias-primas, uma vez que a China é um dos maiores importadores de commodities do Brasil.

O Primeiro-Ministro do Conselho de Estado da República Popular da China, Li Keqiang, chegou a visitar o Brasil, no dia 18 de maio de 2015. Na ocasião, Keqiang se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros e a presidente Dilma Rousseff, que disse em entrevista coletiva que a construção da ferrovia seria estratégica para o Brasil. “um novo caminho para a Ásia se abrirá para o Brasil, reduzindo distâncias e custos”, afirmou Roussef.

Participarão do debate o Coordenador Ferroviário da Empresa de Planejamento e Logística, Anderson Lessa; o Presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Mario Rodrigues; o Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC), do Ministério do Planejamento, Haílton Madureira, o Secretário de Fomento para Ações de Transporte, do Ministério dos Transportes, Dino Antunes e o representante da China Railway Eryuan Engineering Group, Bi Qiang.

A audiência será transmitida ao vivo pelo Portal e-Cidadania, onde o público poderá participar enviando perguntas ou comentários, tanto pelo site como pelo Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11.

Fonte: Jornal de Brasília