Um novo teste de rastreio à Covid-19 acaba de ser aprovado pela autoridade norte-americana do medicamento, avança a CNN. Este teste, que é o quinto autorizado nos Estados Unidos, utiliza saliva como amostra para detetar a infeção.

O grande objetivo do novo teste, criado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, é aumentar a oferta naquele país. “O teste SalivaDirect para deteção rápida do SARSCoV-2 [o novo coronavírus] é mais uma inovação que irá reduzir a demanda por recursos escassos”, disse o almirante, secretário de estado adjunto da saúde e coordenador do processo de testagem à Covid-19, Brett P. Giroir, citado pelo mesmo jornal.

O novo exame vai, assim, evitar a procura por reagentes específicos que nem sempre estão disponíveis e diminuir o desconforto do paciente e do risco para os profissionais de saúde (pois não estarão tão próximos e a amostra pode até ser recolhida pelo próprio paciente).

Os investigadores de Yale disseram ainda que o novo teste pode produzir resultados em menos de três horas, e que a precisão está no mesmo nível dos resultados da zaragatoa tradicional. Segundo os mesmos, os testes do SalivaDirect podem ficar disponíveis nas próximas semanas.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.


Google Play Download



Source link