The Dragon Boat Festival or “Duanwu Festival”  is a traditional holiday originating in China, occurring near the summer solstice. The festival now occurs on the 5th day of the 5th month of the traditional Chinese calendar, which is the source of the festival’s alternative name, the Double Fifth Festival.[1] The Chinese calendar is lunisolar, so the date of the festival varies from year to year on the Gregorian calendar. In 2017, it occurred on 30 May; in 2018, on 18 June; and, in 2019, on 7 June.

Dragon Boat Festival : uma Celebração Milenar Chinesa

Nesse ano, 7 de junho, será celebrado o Dragon Boat Festival: uma das datas comemorativas mais tradicionais da China – e que é celebrada há mais de 2.000 anos no país! Permeada por lendas, envolvendo figuras históricas chinesas, o dia tornou-se um dos feriados nacionais mais aguardados a cada ano. Saiba mais sobre a a origem, costumes e próximas datas dessa que é uma das mais importantes celebrações para os chineses! Leia mais a seguir:

 

O que é o Dragon Boat Festival?

O Dragon Boat Festival, também conhecido como Duānwǔ Jié ou Festival do Barco do Dragão, é uma das mais importantes e tradicionais datas festivas para os chineses. Comemorado há mais de 2000 anos na China, o Dragon Boat Festival traz com ele várias tradições e superstições – que vão desde competições, rituais supersticiosos e pratos típicos. Mesmo tão antiga, a data somente foi consolidada como um dos ( que não são muitos) feriados nacionais, no ano de 2008. A celebração, ainda, chega a ser lembrada não só na China, mas se estende a alguns outros países da Ásia, como Japão, Malásia, Singapura e Vietnã, por exemplo. Sua importância cultural é tamanha que tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial Nacional em 2006, e, em 2009, o Festival ainda foi alçado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

 

Quando é comemorado?

Como alguns dos feriados públicos chineses, o Dragon Boat Festival segue o calendário lunar, caindo anualmente em todo quinto dia do quinto mês lunar. E, por isso, a data acaba sendo comemorada em um dia diferente a cada ano, mas que, geralmente, cai entre os meses de maio e junho. Nesse ano, a data será no dia 30 de maio, mas, o feriado nacional já se inicia para os chineses no dia 28 de maio. Para celebrá-lo, os chineses costumam tirar três dias de folga, período em que não trabalham e comumente realizam viagens.