[ad_1]

Prefeituras do noroeste do Paraná estabeleceram protocolos para receber turistas que visitam as prainhas da região. Com a chegada do feriado de 7 de setembro, na próxima segunda-feira, os municípios esperam maior movimentação de pessoas.

Confira a seguir como está a situação em cada um dos pontos turísticos da região.

Prainha Santa Rosa, Porto Rico

Porto Rico é um dos pontos turísticos mais procurados pelos moradores da região noroeste do Paraná.

A cidade está com um decreto em vigor, desde maio, que permitiu a reabertura da rede hoteleira, pousadas e restaurantes desde que os comerciantes obedeçam às medidas de segurança e prevenção ao coronavírus.

Os turistas precisam fazer o uso de máscara enquanto estiverem na cidade. A prefeitura informou que vai intensificar a fiscalização e orientação no fim de semana para que as medidas de segurança sejam respeitadas.

Sobre o acesso a prainha de Santa Rosa, a prefeitura informou que entende que está em vigor ainda uma portaria do ministério do Meio Ambiente que proíbe o acesso e permanência em unidades de conservação federal que é o caso das prainhas. Portanto o turista pode até alugar um barco para fazer um passeio no rio, mas não pode ir para a prainha.

Porto Camargo , Icaraíma

Durante o fim de semana e feriado, a prefeitura informou que vai fazer uma operação de informação ao turista sobre os cuidados e vai distribuir máscara e álcool em gel.

Os ribeirinhos que trabalham com transporte aquático foram orientados a oferecer álcool em gel e máscara para todo turista que desejar fazer passeio de barco. Sobre o acesso à prainha, a prefeitura informou que não poderá fiscalizar, por se tratar de uma área da união.

Icaraíma fica dentro do Parque Nacional de Ilha Grande e concentra grande quantidade de atrativos turísticos — Foto: Divulgação/ Coripa/ Rafael Pinz

Três Morrinhos, Terra Rica

Em Terra Rica, a Secretaria de Turismo informou que os Três Morrinhos, local usado para a prática do voo livre e para aventureiros no fim de semana, está fechado. Uma obra de revitalização do parque está em andamento e deve terminar no fim do ano.

As prainhas de Terra Rica também passam por reformas na estrutura que acolhem os turistas e, por isso, está fechada para a visitação. Na cidade, as pousadas estão interditadas por causa da Covid-19.

Prainha Porto São José/Eucalipto, São Pedro do Paraná

Em São Pedro do Paraná, a prefeitura contratou seguranças para evitar aglomeração. São seis em Porto São José e dois em São Pedro. A gestão informou que já pediu apoio da Polícia Militar, porque espera um número grande de turistas por causa do calor.

Prainha Porto Maringá, Marilena

De acordo com a prefeitura uma reunião foi feita na quarta-feira (2), com o COE, Comitê de Operação Emergencial e representantes da saúde do município, onde ficou decidido que os barqueiros não poderão fazer o transporte de turistas que não estiverem usando máscara.

Na prainha, os quiosques fixos vão estar interditados, e terá que ter distanciamento. A fiscalização será feita por funcionários da prefeitura, Polícia Militar e fiscais da Secretaria de Saúde.

[ad_2]

Source link