A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE anuncia o primeiro registro de contrato realizado diretamente por meio de sua Plataforma de Integração, ferramenta tecnológica que conecta os sistemas da instituição com aqueles utilizados pelos agentes do setor elétrico. A utilização foi feita pela comercializadora Elétron Energy via software específico para controle e gestão dos processos de comercializadoras de energia, desenvolvido pela Thunders.

O registro de um contrato de energia por meio da Plataforma de Integração representa a confirmação de um importante marco para a evolução tecnológica na comercialização de energia elétrica no país. “Totalmente engajada ao movimento global de Transformação Digital, a CCEE vem desenvolvendo soluções a partir de uma estratégia tecnológica de 3is – Inovação, Inteligência e Integração. Na era da conectividade e da interatividade, processos manuais, custosos e ineficientes são inaceitáveis. A Elétron e a Thunders estão entre aquelas empresas de espírito inovador que decidiram capturar o mais cedo possível os enormes benefícios oferecidos pela Plataforma de Integração.”, destaca Dario Almeida, gerente-executivo de arquitetura de sistemas da CCEE.

André Cavalcanti, diretor da Elétron Energy, empresa que fez o registro inédito, lembra que já havia uma necessidade de otimizar os processos junto à CCEE. “Cada novo cliente demanda novos registros de contratos e o envolvimento de profissionais de diversas áreas da empresa em toda a operação, processos antes feitos de forma manual. O momento propício ao crescimento do mercado livre de energia fez com que registrássemos um aumento de 200% no número de clientes nos últimos meses. Por isso, decidimos pela adoção da ferramenta integrada ao sistema da CCEE para o registro dos contratos de nossos clientes,” afirma.

De acordo com o diretor da comercializadora, com o aumento de operações para registro de contratos, a probabilidade de erros também fica maior. “Com a adoção da ferramenta integrada à plataforma da CCEE, conseguimos reduzir a carga de trabalho das equipes envolvidas e, principalmente, garantir segurança às operações. Agora, basta um único clique e toda documentação é inserida no sistema da CCEE instantaneamente, minimizando a possibilidade de erros”, explica Cavalcanti.

“A operação inédita leva o mercado a um novo patamar em termos de tecnologia de informação, uma vez que os sistemas dos agentes se comunicam diretamente com a CCEE. Com essa funcionalidade, há mais segurança e praticidade no registro das operações, reduzindo custos operacionais e aumentando significativamente a segurança de todo o processo”, comenta Mateus Andrade, CEO da Thunders.

Segundo o executivo, além do registro de contrato, a integração com a plataforma da CCEE aborda todos os processos do dia a dia como o controle de posições, contas a pagar, controle de penalidades etc. “Ainda há muitos agentes que fazem todos esses processos de forma manual e o uso da Plataforma de Integração pode reduzir de forma significativa o risco operacional”, completa.

A Plataforma de Integração pode ser acessada e utilizada por todas as empresas associadas à Câmara de Comercialização que utilizam sistemas de gestão de energia, desde que atendidos os procedimentos de adesão ao serviço. Os requisitos técnicos para conexão e os procedimentos para adesão estão disponíveis no site da entidade (www.ccee.org.br).

Atualmente, a CCEE possui mais de 24 mil contratos de energia registrados, além de receber diariamente dados de mais de 20 mil medidores sobre o consumo e geração de energia dos mais de 3.700 agentes associados à Câmara de Comercialização.

Fonte: Assessoria CCEE