O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 5ª feira (6.ago.2020) esperar que a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford esteja disponível para a população brasileira já em dezembro deste ano ou em janeiro de 2021. “E daí esse problema estará vencido poucas semanas depois”, disse o mandatário.

Janeiro é uma boa aposta“, corroborou o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, em transmissão no Facebook do presidente.

O presidente assinou nesta tarde uma medida provisória que abre crédito de R$ 1,99 bilhão para viabilizar a produção e aquisição da vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil terá acesso a 100 milhões de doses da vacina: 30 milhões de dezembro de 2020 a janeiro de 2021 e 70 milhões ao longo dos 2 primeiros trimestres de 2021. A partir daí, a substância passará a ser produzida pela FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A vacina está na 3ª fase de testes, o que significa que se encontra em estágio avançado de desenvolvimento. O Brasil é o 1º país fora do Reino Unido a iniciar testes com a vacina da AstraZeneca e 1 dos motivos que levaram à escolha foi o fato de a pandemia estar em ascensão no país.

Bolsonaro voltou a defender a hidroxicloroquina em sua transmissão semanal no Facebook. Estava com uma caixa do remédio em cima de sua mesa e a exibiu para a câmera em diversos momentos. O medicamento, indicado contra malária e lúpus, não tem eficácia comprovada cientificamente contra a covid-19.

Quem não quer tomar cloroquina, não tente impedir ou falar contra quem quer tomar. Afinal de contas, não temos uma vacina e não temos 1 medicamento comprovado cientificamente. A hidroxicloroquina tem dado certo“, afirmou o presidente.

Bolsonaro também atribuiu responsabilidade pelo aumento no número de desempregados no Brasil a “alguns governadores e alguns prefeitos” que adotaram medidas de isolamento social para combater a covid-19. “Esse efeito colateral é mais grave que aquele do próprio vírus. Não pode fazer o fecha tudo“, afirmou.

Assista à íntegra da live do presidente (51min01seg):

. Live de fatos da semana!. Assista também no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/Ea5ZK0Fr5TM. Ministério da Saúde

Jair Messias Bolsonaro 发布于 2020年8月6日周四

 

Continuar lendo



Source link