O Porto do Rio Grande possui relações comerciais com mais de 80 rotas internacionais. São países nos mais variados continentes que enviam ou recebem produtos do porto gaúcho. A Ásia é o continente que mais trabalha diretamente com o porto sendo a China o maior destinatário das exportações. Por isso, o país asiático torna-se o principal mercado para o complexo portuário.

China, Irã, Coréia do Sul, Estados Unidos e Vietnã figuram entre os cinco principais destinos das exportações realizadas pelo Porto do Rio Grande. O mercado chinês recebeu entre janeiro e maio 4.031.952 de toneladas. O principal produto movimentado é a soja que apenas do item grão superou as 3,4 milhões de toneladas enviadas. “O nosso complexo portuário está diretamente ligado a cadeia agrícola gaúcha que tem na soja o seu principal produto. Além disso, estamos atentos ao mercado internacional para seguir avaliando e planejando nossas ações. O Porto precisa estar apto a atender os exigentes padrões de qualidade e agilidade que são tão importantes a esses países que nos relacionamos”, afirma o diretor-superintendente, Janir Branco.

O volume de soja em grão enviado ao mercado externo, entre janeiro e maio totalizou 4.193.864 toneladas, o que representa, na comparação com igual período de 2015, um crescimento de 13%. O consumo chinês, em percentual, significa 81,8% seguido pelo Paquistão (6,1%); Irã (4,6%); Vietnã (3,1%); Turquia (1,6%); Holanda (1,5%) e Bangladesh (1,2%). Nos cinco primeiros meses de 2016, no quesito farelo de soja foi enviado ao mercado externo o correspondente a 974.982 toneladas, volume que supera em 8,8% a média das exportações dos últimos quatro anos.

Continentes

O Porto do Rio Grande possui movimentação com os cinco componentes, podemos constatar que dentro das cinco primeiras posições das exportações, quatro desses países se encontram em território asiático. Temos então, no resto da tabela composta por 56 países destino de exportações, 19 sendo asiáticos, o que representa em estatísticas, o número de 33,9%. Em segundo lugar, temos o continente americano – englobando América do Sul, Central – com 32,7%. Nas demais posições estão Europa e a África, com, respectivamente, 16,7% ambos.

Na origem das importações, a Europa lidera o ranking com 24 países, entre os 73 que representam o total. Em porcentagem, o número que responde pelo continente é de 32,8%. O segundo continente é a Ásia (31,6%). Na sequência aparecem América (20,6%), África (13,7%) e a Oceania (1,3%), esta última com apenas um país, a Austrália. A exportação, até maio, acumula mais de 8,6 milhões de toneladas enquanto as importações chegam a superar 2,2 milhões de toneladas. O Porto do Rio Grande, até o quinto mês do ano corrente, soma 15.074.240 toneladas.

Fonte: Porto do Rio Grande