A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 784 óbitos, uma variação de -17% em relação aos dados registrados em 14 dias. A média móvel de casos foi de 33.814 por dia, uma variação de -10% em relação aos casos registrados em 14 dias.

A Covid-19 já provocou mortes em 4.270 dos 5.570 municípios do país, mostra o Mapa do Coronavírus – levantamento exclusivo feito pelo G1. São Paulo está no topo do ranking, com mais de 11 mil mortes. Veja a situação da doença na sua cidade.

Em todo o mundo, os três países com mais mortes são: Estados Unidos (189 mil), Brasil (127 mil) e Índia (72,7 mil). O podcast O Assunto explica nesta terça como a Índia foi do maior lockdown à explosão de casos de Covid-19.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Abaixo, o G1 reúne as principais notícias do dia sobre coronavírus:

Qual país liberou o primeiro lote de vacina contra Covid-19 para a população?

A Rússia liberou sua vacina contra a Covid-19 para o público em geral, anunciou o Ministério da Saúde do país. Segundo o comunicado, o primeiro lote de vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, passou nos testes de qualidade. O ministério diz ainda que a entrega de fato dos primeiros lotes está prevista para um futuro próximo, mas não especifica datas.

A liberação da vacina Sputnik V ocorrerá junto com os testes clínicos da Fase 3, que serão feitos em 40 mil voluntários, sendo que 30 mil receberão o imunizante e 10 mil receberão uma substância placebo (sem efeito).

Funcionário mostra frascos com potencial vacina russa contra Covid-19 perto de Moscou — Foto: Andrey Rudakov/Divulgação via REUTERS

Quantas farmacêuticas se comprometem a respeitar protocolos para desenvolver vacina contra o novo coronavírus?

Os diretores-executivos de nove grandes farmacêuticas dos Estados Unidos e da Europa assumiram um compromisso público de garantir que os padrões científicos serão respeitados na busca por uma vacina contra a Covid-19. As empresas tornaram pública uma promessa de observar padrões de segurança e eficácia.

As signatárias são Pfizer, GlaxoSmithKline, AstraZeneca, Johnson & Johnson, Merck & Co, Moderna, Novavax, Sanofi e BioNTech.

Farmacêuticas assinam compromisso conjunto para garantir segurança na vacina contra Covid

Farmacêuticas assinam compromisso conjunto para garantir segurança na vacina contra Covid

Uso de máscara deve ser obrigatório?

Uma pesquisa do Ibope revelou que 83% dos brasileiros das classes A, B e C concordam que as pessoas devem respeitar os protocolos de segurança para conter a Covid-19, como o uso de máscaras faciais. O levantamento foi encomendado pelo jornal “O Globo”.

Para 71% dos entrevistados, a Covid-19 teve um impacto pior do que se esperava no Brasil, com a culpa atribuída à própria população (38%) e ao presidente Jair Bolsonaro (33%).

A pesquisa ouviu 2.626 indivíduos maiores de 18 anos e restringiu-se ao universo das classes A, B e C. As respostas foram colhidas entre 21 e 31 de agosto em todas as regiões do país. Segundo o Ibope, o total de entrevistados representa um universo de cerca de 70% da população brasileira.

Maioria dos brasileiros concorda que usar máscaras é dever de todos, aponta Ibope

Maioria dos brasileiros concorda que usar máscaras é dever de todos, aponta Ibope

Que locais começaram a reabrir escolas nesta terça?

Parte das escolas públicas e privadas do estado de São Paulo foram autorizadas a reabrir a partir desta terça para aulas de reforço escolar, tutoria e atividades esportivas. Apenas 128 dos 645 municípios de SP se enquadraram nos critérios para a reabertura: estar na fase amarela do plano de flexibilização econômica há, pelo menos, 28 dias. Entre elas, não há nenhuma da região metropolitana.

Em uma escola de Sorocaba, as carteiras nas salas de aula foram isoladas com faixas para respeito ao distanciamento mínimo de um metro e meio.

Retomada das aulas em escolas estaduais tem cadeiras separadas e revezamento nos intervalos — Foto: Anderson Cerejo/TV TEM

Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, escolas particulares de educação infantil retornaram às aulas presenciais. O retorno é facultativo para o aluno. As escolas só podem reabrir com a documentação e protocolos de segurança exigidos pelo governo. Caso abra sem autorização, o local será fiscalizado e pode pagar multa por descumprimento de decreto.

Playlist: perguntas e respostas sobre o coronavírus



Source link