A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 950 óbitos, uma variação de -3% em relação aos dados registrados em 14 dias. A média móvel de casos foi de 37.472 por dia, uma variação de -15% em relação aos casos registrados em 14 dias.

A Covid-19 já provocou mortes em 4.075 dos 5.570 municípios do país, mostra o Mapa do Coronavírus – levantamento exclusivo feito pelo G1. São Paulo está no topo do ranking, com mais de 11 mil mortes. Veja a situação da doença na sua cidade.

Em todo o mundo, três países já superaram a marca de 1 milhão de diagnósticos: Estados Unidos (5,7 milhões), Brasil (3,6 milhões) e Índia (3,2 milhões). No total de mortos, os países com os piores números são: Estados Unidos (178 mil), Brasil (116 mil) e México (61,4 mil).

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Abaixo, o G1 reúne as principais notícias do dia sobre coronavírus:

Mulheres têm mais defesas contra o coronavírus do que homens?

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (26) na revista científica “Nature”, uma das mais importantes do mundo, sugere que as mulheres têm uma resposta imune mais eficiente ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que os homens. O estudo é liderado por pesquisadores de vários países, inclusive brasileiros, na Universidade de Yale.

Os cientistas analisaram 98 pacientes (47 homens e 51 mulheres) e concluíram que as mulheres desenvolveram uma resposta mais eficiente das células T, um tipo de célula de defesa do corpo, do que os homens, o que contribuiu para que desenvolvessem menos casos graves. Além disso, elas tiveram menos respostas inflamatórias à doença do que os homens.

29 de junho: Mulher ajusta máscara contra Covid-19 em Los Angeles, na Califórnia, enquanto homem segura uma máscara ao andar na rua. — Foto: Frederic J. Brown / AFP

Qual estado registrou mais uma morte por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), relacionada à Covid-19?

Em Pernambuco, uma menina de 11 anos morreu com a síndrome, que é uma doença rara associada à Covid-19. Ela não tinha doenças preexistentes. A menina apresentou febre, conjuntivite, diarreia, dores abdominais, náusea, vômito, manchas vermelhas pelo corpo e taquicardia.

Pelo menos dez crianças já morreram por causa dessa síndrome no país. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, de 8 de agosto, 117 crianças e adolescentes, entre 7 meses e 16 anos, haviam sido diagnosticados com a síndrome. Nove mortes tinham sido registradas até a data. O G1 tenta atualização desses números.

PE tem primeira morte de criança por síndrome rara associada à Covid-19

PE tem primeira morte de criança por síndrome rara associada à Covid-19

Seis meses de coronavírus no Brasil: o que os médicos aprenderam?

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil ocorreu em São Paulo e completa seis meses nesta quarta-feira (26). Um homem de 61 anos, residente da capital paulista, que tinha feito uma viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro, é considerado o primeiro registro de contaminação da doença no país. À época, ele procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios.

O médico Miguel Cendoroglo, do Hospital Albert Einstein, que participou do atendimento ao primeiro paciente, contou à GloboNews o que as equipes aprenderam com a doença.

“Foram muitos aprendizados, por exemplo, o momento de entubar o paciente e o momento de extubar o paciente. O nível de sedação: a gente aprendeu a sedar menos. E alguns outros detalhes, como o nível de hidratação dos pacientes.” Para ele, os médicos estão conseguindo tratar os pacientes de maneira cada vez mais eficaz, o que tem ajudado a controlar a quantidade de mortes.

Ele também comentou os testes feitos com medicamentos e disse que, até agora, não descobriram um tratamento com antiviral ou antimicrobiano que tenha efeito dramático no controle da doença. “Especialmente no caso da hidroxicloroquina, ficou clara a falta de efeito benéfico no tratamento da Covid-19.” Veja a entrevista completa abaixo:

Médico fala sobre atendimento do primeiro caso confirmado de Covid no país

Médico fala sobre atendimento do primeiro caso confirmado de Covid no país

Playlist: vídeos mais vistos do G1



Source link